Melhor Cronograma Capilar – Como recuperei meu cabelo e abandonei o secador de cabelo depois de ficar loira

Oi gente linda do meu coração! O assunto de hoje é cabelo! Quero contar sobre o MELHOR CRONOGRAMA CAPILAR da vida, que recuperou meus fios em duas semanas e me ajudou a abandonar de vez o secador de cabelo depois de muita química pra ficar loira.

Diferente da minha pele, meu cabelo é super seco. O equilíbrio é zero entre a produção de sebo no meu corpo. Obrigada genética, de nada. E pra completar a secura, eu faço química no cabelo pra ficar loira. Sim… depois dos 26 anos não sei exatamente (sei sim, puxei meu pai) o que aconteceu, mas comecei a ficar cheia de cabelos brancos.

Com os cabelos brancos, veio a loirísse. Sim, antes loira do que grisalha, certo? E com a loirísse, o cabelo que já era ruim, volumoso e seco ficou uma caca, uma palha! Foi aí que comecei a pesquisar sobre cuidados com os cabelos loiros e sobre cronograma capilar.

Junte-se a isso o fato de eu SEMPRE usar o secador no cabelo. Sempre sempre mesmo. Desde que eu me lembro. Sempre seco os cabelos com secador, fazendo aquela escovinha básica na franja e na camada superior dos cabelos, só pra deixar tudo modeladinho e em ordem. Esses dias estão ficando no passado…

Melhor Cronograma Capilar da vida

Bão, vamos falar do cronograma então né?! Quem conhece a Renata Meins? Ela é minha youtuber preferida do momento. Adoro o como ela é gente como a gente e as dicas que ela dá. E foi inspirado num cronograma dela que eu montei o meu. Não é exatamente a mesma coisa, mas coloquei bastante das dicas dela no meu cronograma.

Usei máscaras de reconstrução, nutrição e hidratação em dias alternados, e com algumas outras coisinhas junto. Borá lá aprender a recuperar a cabeleira?

Primeiro dia: Reconstrução com Joico

E meu produto de reconstrução é a máscara Joico K-Pak Deep Penetrating Reconstruct . Eita produtinho abençoado esse viu!

melhor cronograma capilar joico k-pak

Eu li muito sobre essa máscara, sobre ela ser considerada a melhor máscara de reconstrução por vários anos seguidos. Tinha gente garantindo que ela levantava defunto e recuperava cabelo com corte químico e tudo mais… e em apenas 5 minutinhos, porque é um produto de ação rápida. Milagre né gente?! E milagres são reais quando se crê…

Eu não tava nessa situação de corte químico, mas tava com o cabelo extremamente danificado. As cutículas super abertas, super poroso. Sentia o cabelo “leve” sabe? Sem peso nenhum. Arrepiado, horrendo… ugh!!!

Então no dia da reconstrução eu faço o seguinte:

  1. Lavo o cabelo normalmente. Estou usando o shampoo da mesma linha da Joico. É um shampoo com propriedades reconstrutoras também e super hidratante.
  2. Tirar o excesso de água com a toalha.
  3. Aí vem um paranauê pra ajudar a melhorar as cutículas do cabelo: Em um borrifador, misturo 80ml de água e 20ml de vinagre de maçã e borrifo mais ou menos metade do conteúdo em todo o cabelo. Fica com cheirinho de salada, mas passa rápido, prometo.
  4. Depois de borrifar, eu uso a máscara, no box mesmo (desliga o chuveiro pra economizar água e pra não correr o risco de escorrer a máscara antes da hora…) eu enluvo – do verbo enluvar – o cabelo inteiro com a máscara. Manda ver. Usa bastante e enluva beeeeem enluvadinho. E deixa agir 5 minutinhos. 5 minutinhos mesmo. Funciona, prometo! (Se você estiver usando uma máscara de outra marca, aí deixa agir o tempo recomendado pelo fabricante)
  5. Passados os 5 minutinhos, liga o chuveiro de novo e enxágua bem o cabelo até retirar todo o produto. Depois disso, abre o borrifador e joga o restinho de água com vinagre na cabeça, como uma água de enxágue também.
  6. E daí, pra acabar, passa o condicionador, deixa agir normalmente e enxágua. Eu também estou usando o condicionador da mesma linha.

E daí acabou o dia da reconstrução. Tente NÃO usar o secador de cabelo. Deixa o cabelo secar naturalmente, mesmo que ele fique armado, arrepiado e feio. Vai valer a pena, eu prometo.

Como ficou?

No meu caso, já senti uma melhora de uns 60% na condição do meu cabelo depois de ter feito a reconstrução. Ele ainda não estava lindo, tinha bastante frizz e deixar secar naturalmente foi torturante. Quando finalmente terminou de secar, não estava arrumado, e enfim.. pra sobreviver fiquei de cabelo preso e fugindo do espelho! (Só prenda o cabelo depois que ele secar, por favorrrr!!!!)

O cheiro de vinagre vai embora… pelo menos no meu cabelo não ficou cheiro. Aliás… essa máscara da Joico tem um cheiro forte, mas eu achei bem gostoso.

Ainda sobre a máscara, ela tem uma textura meio estranha, não sei explicar. Ela não é muito líquida, nem muito pastosa. É uma máscara “fininha”, e parece que não vai dar nada…

Segundo dia: Nutrição com Redken

Na próxima lavada de cabelo – que foi dois dias depois da reconstrução, fiz a reconstrução no domingo e lavei o cabelo de novo na terça – foi o dia da nutrição. Usei a máscara Frizz Dismiss da Redken.

melhor cronograma capilar redken frizz dismiss

Eu comprei essa máscara nos EUA também. É incrível o quanto esses produtos são super acessíveis lá. Eu não cheguei a pesquisar nem ler nenhuma resenha específica sobre essa máscara. Comprei por já ter usado shampoo da Redken antes e o meu cabelo se adaptou super bem.

Sempre tive MUITO frizz, e comprei essa máscara exatamente por ela prometer reduzir. Uso ela no meu dia de nutrição, por causa das propriedades dela, que se encaixam nessa etapa do cronograma.

Apesar de ela não ser milagrosa, ela ajuda sim a diminuir o frizz. Ela tem um cheirinho mais suave e a consistência muito parecida com o dream cream da Lola. É fácil de aplicar nos cabelos e depois do enxágue não fica pesado nos fios.

Segui os passos abaixo:

  1. Lavar o cabelo normalmente – usei o mesmo shampoo.
  2. Tirar o excesso de água com a toalha.
  3. Misturei a 3 colheres de sopa da máscara de nutrição com uma tampinha de bepantol e uma colher pequena de óleo de coco. Enluvar o cabelo com a misturinha e deixar agir por 15 minutos
  4. Enxaguar BEM o cabelo pra remover todo o produto
  5. Aplicar o condicionador – usei o mesmo também – deixar agir uns minutinhos e enxaguar.
  6. E deixa o cabelo secar naturalmente… aguenta firme!
Como ficou?

Nesse dia a secagem natural já foi mais tranquila. A medida que ia secando o cabelo já ia ficando um pouco mais ajeitado e controlado. O frizz diminuiu bastante, uns 70% e já dava pra sentir os fios bem recuperados, se comparado com a situação inicial. Uhu!

Terceiro dia: Hidratação com Lola

Não poderia ser diferente. No dia da hidratação – que pra mim é dois dias depois da nutrição, foi na quinta-feira – eu uso a minha máscara preferida que é a Be(m)dita Ghee da Lola Cosmetics.

melhor cronograma capilar bemdita ghee

Eu já escrevi um review dela aqui e é uma máscara que eu super recomendo. Faz milagre também, e tem o melhor cheirinho da vida. Não vou entrar muito em detalhes sobre o produto, já que vocês podem conferir no outro post.. 😉

E o passo a passo é basicamente o mesmo do dia da nutrição:

  1. Lavar o cabelo normalmente – usei o mesmo shampoo.
  2. Tirar o excesso de água com a toalha.
  3. Misturei  3 colheres de sopa da máscara de hidratação com uma tampinha de bepantol – só pra potencializar o efeito da hidratação mesmo. Enluvar o cabelo com a misturinha e deixar agir por 15 minutos
  4. Enxaguar BEM o cabelo pra remover todo o produto
  5. Aplicar o condicionador – usei o mesmo também – deixar agir uns minutinhos e enxaguar.
  6. E deixa o cabelo secar naturalmente.

Continuando o cronograma

Eu repeti o cronograma por duas semanas só. Depois disso não senti mais necessidade, pois o cabelo já estava bem recuperado, com bastante “massa”, menos frizz e com movimento natural, sabe? Sensação de cabelo saudável mesmo.

A secagem natural já não é mais uma tortura. Nas duas primeiras  lavadas for muito difícil… imagino que depois de anos usando o secador, demora um tempinho pro cabelo “assentar” naturalmente. Na segunda semana já foi bem mais tranquilo.

Depois de duas semanas eu não sinto mais a necessidade de fazer as etapas do cronograma a cada lavagem. Acho que seria excesso de produtos nos cabelos, que já não estão mais tão danificados e implorando por cuidados. Pra mim, foi tiro e queda. Cabelo recuperado em duas semanas.

Vou manter um cronograma semanal. Ou seja, uma vez por semana vou executar uma das etapas… Mas acho que com produtos diferentes. A K-Pak é uma máscara que recupera cabelos muito danificados. Então, não acho que vou usa-la tanto, agora que o cabelo já está BEM recuperado. Estou me animando pra comprar todas as ghees da Lola. Quem sabe se sobrar umas moedinhas? Daí já escrevo sobre #cronolola aqui também.

A cada dois dias eu lavo o cabelo normalmente, com shampoo e condicionador mesmo. Essa semana vou trocar o shampoo da linha k-pak de reconstrução pra um shampoo hidratante normal.

Confesso que no dia que eu lavo o cabelo, depois que ele seca sozinho, ele ainda tem bastante volume. Nada que um leave-in não ajude a resolver. Mas no dia seguinte (depois de dormir e amassar ele no travesseiro) ele fica muito mais bonito e natural.
Óbvio que se eu tiver um compromisso ou precisar arrumar o cabelo por algum motivo, eu certamente vou usar o secador. Mas eu não usei ainda desde que fiz o cronograma. To A-MAN-DO.. e aguardando uma bela diminuição da conta de luz…. #oremos

melhor cronograma capilar cabelos secos naturalmente

Sem maquiagem, e sem secador…

Onde comprar os produtos?

Joico K-Pak Deep Penetrating Reconstruct: Beleza na Web, Beauty Box. A minha eu comprei em Orlando, na Elegant Beauty Supplies. 

No Brasil, não é um produto mega barateza, mas vale acada centavo. Se eu não tiver a oportunidade de viajar novamente e comprar fora do Brasil, eu certamente investiria e compraria aqui.

Redken Frizz Dismiss: Época Cosméticos, Beleza na Web.

A minha também veio da mesma loja em Orlando.. assim.. eu não pagaria nessa máscara a fortuna que cobram por aqui. É um bom produto, mas acho que dá pra encontrar produtos com efeito similar e mais em conta.

Be(m)dita Ghee Hidrataçao: Panvel , Época Cosméticos e você pode ler o que eu escrevi sobre ela aqui!

Quem aí faz cronograma também? Tem alguma dica que eu possa aplicar no meu?! Conta pra mim!!!

Continue por aqui

Meus produtos preferidos de dezembro

Acabando com a oleosidade da pele usando óleo de coco

 

Raquel Leira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *