Minha formulinha do verão – Ácido Glicólico, Arbutin, Argireline e Alfa Bisabolol

O verão é a minha estação do ano preferida. Amo calor, sol, praia, roupas levinhas, chinelinho no pé… E nessa estação do ano o cuidado com a pele tem que ser redobrado! Principalmente, se assim como eu, você adora um solzinho! No verão eu também mudo o manipulado que uso no rosto. O ácido retonóico reina no inverno, mas na estação mais quente do ano, quem entra em cena é o ácido glicólico e mais uns amiguinhos dele…

cuidados-com-a-pele-ácido-glicólico

Eu me trato com a mesma dermatologista há vários anos. Ela já conhece o que funciona bem na minha pele. A cada 3 meses eu vou ao consultório pra revisar ou atualizar a minha receita e mandar manipular.

Eu acho ótimo mandar manipular os produtos pra tratamento da pele do rosto. Geralmente o custo final é bem mais barato do que comprar um produto de laboratório ou marca famosa. Sem falar que por ser receita médica, as concentrações podem variar, fazendo com que a sua pele receba exatamente a quantidade de cada composto químico pra proporcionar o resultado esperado.

Na minha fórmula manipulada pro verão, tem ácido glicólico, arbutin, argireline e alfa bisabolol. Cada um deles tem propriedades diferentes, que combinadas proporcionam efeitos excelentes na pele.

Arbutin – Clarear e previnir o aparecimento de manchas

O arbutin é um agente clareador e iluminador. É natural e pode ser encontrado em algumas plantas como bearberry (uma planta medicinal, que tem origem no norte da Europa), algumas espécies de pêra e cranberry. Também existem versões sintéticas do arbutin, produzidas em laboratório. Ele age reduzindo a produção de melanina nos pontos onde é aplicado e promovendo o clareamento visível de manchas na pele.

Argireline – Já ouviu falar do ageless?

Sabe aquele sachezinho de “botox instantâneo”? Pois bem! o ingrediente mágico dele é o argireline.
O argireline é feito de peptídeos, que nada mais são do que cadeias de aminoácidos que conseguem alterar a forma que as células do nosso corpo se comportam. Quando o argireline é aplicado e absorvido, a composição química dele faz com que os músculos da pele se contraiam com menos intensidade. É isso que diminui a aparência das rugas e linhas de expressão (ok, as vezes elas somem mesmo) e o inchaço abaixo dos olhos.

Mas o efeito é de Cinderela e acaba depois da meia noite. O efeito dura até 8 horas e passa, a pele volta ao normal.

Alfa Bisabolol – Hidratação e anti-envelhecimento

O alfa bisabolol é extraído da camomila. É um anti-inflamatório natural, utilizado em produtos que combatem vários problemas de pele, como queimaduras solares, acne e rosácea, só pra citar alguns.
O bisabolol é uma ótima fonte de panthenol, que é um poderoso hidratante. Ele também ajuda a diminuir rugas e linhas de expressão finas, já que ele tem o poder de inibir algumas enzimas da pele que quebram o colágeno.

Ácido Glicólico – Ácido do verão!

O ácido glicólico é um ácido não fotossensível. Isso significa que ele pode entrar em contato com a luz, já que não vai estimular a produção de melanina e pigmentação na pele. Por isso, ele é seguro pra ser utilizado no verão.

Mas assim… não vai usar o ácido, acordar no outro dia e ir pra praia né?! Com os devidos cuidados, você pode usar e abusar dos benefícios que ele traz pra sua pele.

O ácido glicólico tem propriedades esfoliantes, o que proporciona uma pele sempre fininha e em constante renovação. Ou seja, produção de colágeno lá em cima! Uhu! Por causa dessa constante renovação da pele, ele previne a formação de novas rugas e linhas de expressão, e é capaz de melhorar a aparência das que já estão na pele.

A utilização do ácido também auxilia na diminuição da oleosidade, tratamento da acne e prevenção do aparecimento de cravinhos na pele. Pode ser usado em diferentes concentrações, de acordo com o recomendado pelo seu dermatologista.

Como eu uso?

De acordo com a orientação da minha dermatologista, aplico uma camada fina na pele todas as noites e retiro pela manhã, lavando bem o rosto com sabonete pra controle de oleosidade.

Depois, aplico protetor solar (SEMPRE, tá? principalmente em tratamentos com ácido, por mais que não sejam fotossensíveis. A pele fica mais fininha e sensível a radiação solar! Então capricha no protetor…)e prontinho. Só alegria!

Eficácia e resultados

A pele fica visivelmente mais fininha e viçosa. Já faço tratamento com ácidos há bastante tempo. Posso dizer com tranquilidade que as minhas linhas de expressão e ruguinhas estão controladas. Eu aparento ter menos idade do que tenho, e agradeço a genética e aos ácidos por isso!

No controle da oleosidade, pra mim, não é efetivo. Ainda tenho a pele bastante oleosa e preciso usar outros produtos pra ajudar a controlar.

No clareamento de manchas, nunca tive muitas manchas na pele, mas as poucas que eu tinha diminuíram muito, apesar de não desaparecerem. Mas sem dúvida dá pra notar um efeito “uniformizador” na pele, sabe? Nenhuma mancha nova apareceu.

E por fim, os cravinhos… ainda tenho MUITOS. Não dá pra dizer que a fórmula que estou usando agora elimina os pontinhos pretos, mas ajuda! Não tem milagre, né?!

Preço

Na farmácia onde eu mando manipular, a fórmula com esses ingredientes sai por R$ 65,00. A validade é de 3 meses.

Avaliação final

No verão não tem como querer inventar muita coisa na pele. Temos mesmo é que protege-la!
Se tiver como combater o envelhecimento e melhorar a aparência, ótimo! E é exatamente isso que essa formulinha linda faz.

Avaliação: ☆☆☆☆☆
Preço: $$
Recomenda: Sim
Cumpre o que promete: Parcialmente (na minha pele…)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *