Efeitos Colaterais do Roacutan – O outro lado da história

Roacutan (isotretinoína) é pro pessoal do tratamento holístico da acne o mesmo que o Monsanto é pro pessoal orgânico: o mal puro e inalterado, que não vai trazer nenhum bem. A droga é demonizada pela comunidade de tratamentos e cuidados naturais com a saúde enquanto advogados especialistas em processar a indústria farmacêutica procuram ansiosamente assustar as pessoas sobre os efeitos colaterais do Roacutan pra entrar com ações individuais e coletivas contra os laboratórios.

Roacutan

Isotretinoína, Roacutan

Dizem que a verdade é sempre a primeira vítima em qualquer guerra. Bem, isso é com certeza verdade na guerra entre os que defendem tratamentos naturais e advogados contra o Roacutan (isotretinoína). No meio de todo o sensacionalismo assustador que encontramos quando pesquisamos sobre os efeitos colaterais do Roacutan, é difícil encontrar de fato uma discussão racional, balanceada e baseada em ciência, sobre os riscos e benefícios do Roacutan. Então decidi eu mesmo fazer isso.

Eu sabia que tinha que escrever este post quando uma leitora postou o seguinte comentário em outro post do meu blog, onde eu comentava sobre um estudo mostrando alguns novos efeitos colaterais do Roacutan

Segue o que ela postou:

Oi! 🙂 Eu li sobre o seu histórico de acne e vi que você tomou Roacutan no tratamento. Eu tenho algumas perguntas sobre isso e espero que você tenha um tempinho pra responder, eu adoraria que você respondesse, porque eu também tomei Roacutan e agora estou meio assustada e preocupada se ter tomado Roacutan possa ter causado danos ao meu corpo. Quantos anos você tinha quando tomou Roacutan e quanto anos tem agora? Você teve algum problema de saúde desde que fez o tratamento? Baseado no seu conhecimento sobre Roacuran, você acha que ele pode causar algum dano permanente ao corpo, ou envelhecimento precoce? (tem tantas pessoas na internet especulando isso) e qualquer tipo de remédio pode causar pelo menos algum stress oxidativo? E você viu algum estudo ou algo sobre o Roacutan inibir a proliferação de células, mesmo depois que o tratamento for finalizado? E é verdade que o Roacutan destroi as moléculas que armazenam água no corpo?

Eu vou responder todas as perguntas que ela fez, mas antes disso, eu quero falar e colocar uma perspectiva diferente sobre essas histórias assustadoras que existem por aí sobre o tratamento com Roacutan

As histórias sobre danos causados pelo Roacutan são resultado de “ilusões lógicas”?

Se você já googou “Roacutan” e isotretinoína, sem dúvida você já encontrou e leu histórias de pessoas que alegam ter sofrido danos pelo uso de Roacutan. Eu sugiro que você leia essas histórias com um pouquinho de desconfiança… o motivo:

Nós, seres humanos, temos uma forte necessidade de encontrar sentido pra tudo e nos sentirmos no controle das nossas vidas. Nós simplesmente detestamos pensar e chegar a conclusão de que talvez não estejamos no controle. Então, quando alguma coisa ruim acontece, nós exigimos saber como e porque isso aconteceu.
Nós precisamos descobrir a causa e encontrar alguém ou algo pra culpar. Nós exigimos estar no controle, mesmo que este controle seja apenas ilusório.

Mas a natureza é inerentemente aleatória. Quando um predador mata uma presa, não é porque houve algum grande planejamento ou intenção envolvida. O predador estava com fome e a presa estava no lugar errado na hora errada. Quando um vírus infecta uma pessoa também, não é porque o vírus fez um super planejamento pra infectar essa pessoa. O vírus apenas aproveita a oportunidade: hora certo e lugar certo.

As pessoas podem nascer com anormalidades genéticas apenas por causa da aleatoriedade inerente da multiplicação de genes. Essas mutações conduzem a evolução de toda a vida na terra. Algumas mutações são benéficas, mas a grande maioria não é. É uma merda nascer com mutações que te limitam, mas, já que a continuidade da vida propriamente dita depende de mutações, o processo continua. A natureza é uma senhora cruel mesmo, aleatória e indiferente a qualquer dificuldade de qualquer pessoa.

Essa aleatoriedade inerente na vida, não se dá muito bem com a nossa necessidade de entender tudo, de encontrar uma razão pra tudo e de estar no controle. Um ponto interessante: Quase toda a base de medicina alternativa é construída numa visão maldosa de que você pode ter mais controle sobre a sua saúde do que realmente é possível ter.

Nós frequentemente torturamos a lógica e a razão, enquanto tentamos encontrar sentido nas coisas que nos acontecem no mundo. Uma das falácias lógicas mais comuns na qual costumamos acreditar é: Quando B acontece depois de A, nós assumimos que A causou B – simplesmente porque B aconteceu depois de A.

Toda a falação sobre vacinas causarem autismo, por exemplo, é baseada nesse tipo de lógica. Os pais começam a notar os primeiros sinais de autismo entre 18 e 24 meses dos filhos, ou seja, somente alguns meses depois dos filhos terem tomado algumas vacinas. Ajudados pela edução na Universidade Google, alguns pais concluem erroneamente que a vacina causou o autismo. Eu digo que concluem erroneamente porque estudos já mostraram claramente que não existe nenhuma conexão entre vacinas e autismo. Além disso, existem outros estudos que mostraram que é possível identificar sinais de autismo muito muito antes, até mesmo dentro do útero. Esses sinais são extremamente sutis, e quase impossíveis de serem detectados pelos pais.

Meu ponto é exatamente esse: Só porque algumas pessoas descobriram problemas de saúde depois do tratamento com Roacutan, não significa que o Roacutan causou estes problemas de saúde. Milhões de pessoas passam por problemas de saúde inexplicáveis todos os dias. Milhões de pessoas fazem tratamento com o Roacutan todos os anos. Por pura coincidência, algumas pessoas vão passar por problemas de saúde inexplicáveis depois de tomar Roacutan.

Eu também quero deixar claro que NÃO estou dizendo que isso explica todos os casos de pessoas que dizem ter sofrido danos depois do tratamento com Roacutan. Eu tenho certeza que existem pessoas que realmente sofreram danos e efeitos colaterais severos por causa do remédio. Mas só porque alguém afirma que sofreu tem sequelas ou problemas de saúde por causa do tratamento com Roacutan, não quer dizer que ele ou ela esteja certo.

Colocando os efeitos colaterais em perspectiva

Roacutan é um remédio poderoso, que causa efeitos colaterais, e em alguns casos, efeitos colaterais graves.

Por ser potencialmente prejudicial a saúde, existe um enorme esforço em andamento para entender e minimizar esses efeitos colaterais. Somente no ano de 2013, form publicados 53 artigos científicos sobre os efeitos adversos da isotretinoína.

Com base em todas as fontes confiáveis, os efeitos colaterais graves são muito raros.

O Dr. Maruis Rademaker revisou registros de 1743 pacientes que foram tratados com Roacutan. Cerca de 81% dos pacientes reportaram efeitos colaterais. No entanto, a vasta maioria desses efeitos colaterais era suave (70.1%) ou moderada (9.8%). Apenas 3 pacientes (0.17%) reportaram efeitos colaterais severos, sendo que 2 eram falha na pílula anti-conceptional. Também foi constatado que os efeitos colaterais variam de acordo com a dose da medicação, então os pacientes que tomaram uma dose menor, reportaram efeitos colaterais mais suaves.

Roacutan e problemas gastrointestinais

Muitas pessoas afirmam que o Roacutan causa danos ao intestino. Algumas pessoas tiveram que remover o colon cirurgicamente depois do tratamento. O Dr. Raed O. Alhusayen e seus colegas compararam as taxas da doença inflamatória do intestino entre pessoas que fizeram tratamento com Roacutan, pessoas que fizeram tratamento com medicamentos tópicos para acne e a população em geral (sem nenhum tratamento contra acne). A análise incluiu informações de 46.992 pessoas tratadas com Roacutan, 184.825 pessoas tratadas com medicação tópica e 1.526.946 indivíduos que não passaram por nenhum tipo de tratamento contra acne.

O estudo mostrou que Roacutan não aumenta o risco de doença inflamatória do intestino. Dentre as pessoas previamente diagnosticadas com a doença, o tratamento com o Roacutan não aumentou o risco de hospitalização (devido a agravamento da doença). Em outras palavras, este sólido estudo mostrou que não existe conexão entre doença inflamatória do intestino e Roacutan. O estudo mostrou uma possível conexão entre a doença e a acne propriamente dita. Sobre isso, eu tratei sobre esse assunto, linkando acne e doença do intestino em outros posts.

Roacutan causa depressão e suicídios?

Algumas pessoas alegam que o Roacutan causa depressão e aumenta o risco de suicídios. Ao contrário do estudo sobre doença inflamatória do intestino, para depressão não existe nenhum estudo sólido ou conclusivo. A maioria dos estudos mostram que o tratamento com Roacutan não causa depressão, mesmo assim, ainda não é possível descartar essa possibilidade.

Apesar disso, o aumento do risco de depressão e suicídio é aparentemente pequeno. Um estudo sueco mostrou que existe uma tentativa de suicídio para cada novos 2300 pacientes em tratamento com Roacutan. Isso é 0.04%.

Ginecomastia, cegueira e lesão no rim: reportes de problemas sérios

Por mais que sejam raros, efeitos colaterais sérios podem ocorrer e ocorrem. Alguns casos publicados recentemente:
Uma garota de 17 anos desenvolveu uma lesão aguda no rim durante o tratamento com Roacutan. Felizmente, o funcionamento dos seus rins foi recuperado 5 semanas após a interrupção do tratamento.

Outro caso reportado fala sobre uma jovem de 19 anos que começou a sangrar pelo olho esquerdo e consequentemente perdeu a visão deste olho. Não tive acesso ao texto completo deste caso, e por isso, não sei dizer se a visão dela foi recuperada ou não.

Ainda outro reporte, fala sobre um jovem de 20 anos que desenvolveu ginecomastia (seios masculinos) depois de tomar Roacutan.

Disfunção sexual não reportada como efeito colateral?

Eu recentemente descobri que disfunção erétil, secura vaginal e outros efeitos colaterais da ordem sexual não são reportados pelos pacientes. Nenhum dos processos que eu pesquisei mencionava esses efeitos colaterais. No entanto, pesquisadores mexicanos publicaram um estudo em 2005 que mostrou que 6 em cada 20 homens desenvolveram problemas de ereção por causa do tratamento com Roacutan. Considerando que somente 2 dos 35 participantes do estudo que faziam parte do grupo de controle (tomando placebos) reportaram problemas de ereção, a conclusão é de que Roacutan aumenta o risco de problemas de ereção em incríveis 600%.

Se é de fato verdade, estes resultados são alarmantes! Não é nada menos que ultrajante que após 11 anos ninguém continuou ou seguiu com essa pesquisa em outros estudos. Por este estudo de 2005 ser o único que trata desde assunto, é impossível dizer se esses efeitos colaterais são comuns ou não. O que eu posso dizer é que você vai encontrar centenas de homens reclamando na internet.

De acordo com o estudo mexicano, após a finalização do tratamento, os sintomas desapareceram ao longo do tempo e os homens voltaram a ter ereções normais. Mas talvez nem todos tenham tido essa sorte. Existem alguns reportes na internet de homens reclamando que os problemas de ereção permaneceram por anos após o fim do tratamento com Roacutan.

Vida arruinada pra sempre pelo Roacutan

Apenas pra deixar claro: Roacutan pode causar efeitos colaterais severos e danos permanentes. O caso abaixo foi enviado por um leitor, que eu vou manter anônimo:

“Eu sofri com a acne desde que era adolescente. No começo era bem suave, mas depois começou a ficar bem grave, chegando ao ponto em que eu tinha muitos cistos nas costas e no rosto. Medicamentos tópicos não funcionaram. Então, quando eu fiz 18 anos e estava pra ir pra faculdade, meu médico decidiu que Roacutan seria a solução. Então eu comecei meu primeiro ciclo de tratamento com Roacutan. Foi quando os primeiros efeitos colaterais se manifestaram. Durante os primeiros dias, eu tive um aumento terrível da acne, o que deixou muitas cicatrizes. Foi tão sério que eu decidi parar o tratemento depois de apenas 15 dias. Este foi o único efeito colateral que eu tive, mas a acne obviamente não sumiu, já que o tratamento de 15 dias não foi o suficiente pra curar meu caso grave de acne.

Meu pesadelo começou

4 anos depois, como a minha acne não tinha melhorado nada, eu decidi dar uma segunda chance pro Roacutan. Nessa segunda vez, nenhum aumento de acne aconteceu durante os primeiros dias e eu achei que tudo correria bem e meu pesadelo de acne iria finalmente acabar. Eu estava tão errado. Durante meus 2 meses de tratamento, eu tive alguns efeitos colaterais bem sérios, que não passaram mesmo depois que eu parei de tomar o remédio.

Visão arruinada por descolamento de retina

Meu primeiro efeito colateral foi a perda de visão durante a noite, no meu olho esquerdo. Eu pensei que tivesse a ver com a perda de visão noturna que é um efeito colateral super conhecido do Roacutan. Mas depois, durante o ciclo de tratamento eu percebi que a minha visão durante o dia também estava bastante deteriorada, então eu decidi ir ao oftalmologista.
Fiquei devastado quando ele me falou que a retina do meu olho esquerdo estava descolada! Eu tive que fazer uma cirurgia no dia seguinte da consulta pra não perder ainda mais a visão. A minha visão nunca mais voltou ao normal. Não só isso, minha miopia aumentou 2 graus nos meus 2 olhos.

Libido Arruinada

Infelizmente, os problemas que eu já mencionei não foram os únicos efeitos colaterais que eu experimentei. Durante meu ciclo de tratamento, notei que a minha libido diminuiu significativamente. A sensação sexual nos meus genitais também desapareceu. Novamente, eu pensei que um efeito colateral como esse seria temporário, já que não constava nem na bula do remédio. 6 anos já se passaram e minha libido ainda não voltou. Na verdade, além de não ter voltado, ficou pior. Além disso, eu desenvolvi disfunção erétil e atrofia pelo fato de eu não ficar mais sexualmente excitado.

Agressão e Raiva

Outro efeito colateral que eu tive: agressão extrema e raiva constante. Eu consegui me livrar desses sintomas tomando antipsicóticos com um tempo.

Essa droga me afetou permanentemente, resultando em degradação severa da minha qualidade de vida. Os efeitos colaterais permanentes me causam problemas até hoje, inclusive pra me relacionar com o sexo oposto. Em geral, eu aproveito a vida muito menos e o impacto psicológico negativo causado por esses efeitos colaterais é mutilante.”

Efeitos colaterais como esses são raríssimos, mas eu quero compartilhar com vocês essa história, para que vocês saibam que isso pode e isso acontece ocasionalmente.

Medicina é sempre cálculo de risco X benefícios

Não existe medicamento 100% seguro. Qualquer medicação tem potencial pra fazer bem, mas também tem potencial para fazer mal. Pense: pra um medicamento atingir o efeito positivo, ele tem que afetar seu corpo bioquimicamente. E não há como prever exatamente o que vai acontecer quando você bagunça a sua bioquímica.

Imagine que a bioquímica no corpo é um enorme emaranhado de fios. Seu objetivo é remover apenas um fiozinho, mas você tem que fazer isso empurrando outro fio. Você realmente acha que é possível mexer em apenas um dos fiozinhos? Claro que não. No momento que você puxa um fio, você vai acabar movendo vários outros. É mais ou menos assim que a bioquímica funciona no seu corpo.

Isso se aplica tanto pra medicação natural (ervas, suplementos) e drogas sintéticas.

Toda medicação é inevitavelmente uma decisão entre riscos e benefícios.

Por toda a pesquisa que fiz, o Roacutan tem uma efetividade de 85% no tratamento da acne. É isso, 85% dos pacientes tem resultados muito bons. Isso é suficiente pra arriscar os efeitos colaterais, que podem ser muito graves, mas também são muito raros? Essa é uma pergunta que eu não posso responder por você. É uma decisão que você tem que tomar. Eu só posso te mostrar os fatos. Mas a decisão final é sua.

Assustar as pessoas é fácil. Já informar…

Assustar as pessoas é super fácil. Todo santo dia algum cientista analfabeto, blogger de alimentação saudável espalha por aí medos infundados sobre alimentos comuns. Medo é uma emoção poderosa e uma vez que a semente é plantada, é difícil de arrancar. Estudos mostram que memórias ligadas ao medo são relembradas muito mais facilmente do que outras memórias.

Histórias que causam medo e raiva também são ótimas para mídias sociais. As pessoas saem compartilhando essas coisas como se fosse chocolate. Contrastando com isso, artigos e posts com fatos e base científica, discussões equilibradas, são sem graça, facilmente esquecidas e não compartilhadas.

Então, se eu fosse desses super bem treinados nas mídias sociais, eu poderia ter entitulado esse post tipo: “Roacutan rouba a visão de jovem de 19 anos – e também faz crescer peitos em homens e causa danos aos rins”. Tecnicamente, eu até poderia estar correto. Com um título mega assustador como este, esse post provavelmente teria sido compartilhado muito mais vezes nas redes sociais e nos sites de medicina alternativa.

É fácil de distorcer os fatos pra apoiar o seu ponto de vista quando você está disposto a esquecer de coisas tão incomodas como a verdade ou o equilíbrio, por exemplo.

Mas eu não acho que um post alarmista e assustador iria te ajudar. Eu não acho que Roacutan seja a escolha certa para a maioria das pessoas e eu realmente acho que existem tratamentos melhores para se livrar da acne. Mas independentemente do que você pensa sobre o Roacutan, você tem o direito de decidir qual é a escolha certa pra você. E pra isso, você precisa de opiniões honestas e imparciais.

O ponto onde eu quero chegar é que todos esses posts e artigos carregados de medo que você acha na internet sobre danos causados pelo Roacutan na verdade mostram mais sobre o comportamento do ser humano do que sobre o Roacutan mesmo. Eles pegam esses efeitos colaterais assustadores que ocorrem em 0.2% dos casos, mas postam como se acontecesse com quase todo mundo que toma o remédio.

Agora, sendo imparcial e colocando o meu próprio umbigo fora do caminho, vamos lá, responder as perguntas:

eu também tomei Roacutan e agora estou meio assustada e preocupada se ter tomado Roacutan possa ter causado danos ao meu corpo

Bom, tem alguma coisa errada com você? Você foi diagnosticada com alguma doença? Se não, você pode dar uma lidinha nesse artigo aqui: Cyberchondria: How the Internet Is Making Us Paranoid About Health.

Quantos anos você tinha quando tomou Roacutan e quanto anos tem agora? Você teve algum problema de saúde desde que fez o tratamento?

Se eu me lembro bem, eu tinha uns 18 ou 19 anos quando fiz o tratamento. Tenho 36 anos agora. Pra mim, não causou nenhum problema de longa duração. Enquanto eu estava tomando o remédio eu tive os efeitos colaterais normais: pelo muito seca, olhos secos, lábios rachados, etc. Nada que tenha me incomodado muito.

Baseado no seu conhecimento sobre Roacutan, você acha que ele pode causar algum dano permanente ao corpo

Sim, é possível. Como eu falei acima, Roacutan pode causar vários efeitos colaterais graves. Felizmente, eles são raros e normalmente passam quando você para de tomar o remédio. Mas claro que é possível que o Roacutan cause danos permanentes.

ou envelhecimento precoce?

A maioria das pessoas que tomam Roacutan ficam com a pele seca, mas não sei se dá pra chamar isso de envelhecimento precoce. Você tem que lembrar que a acne propriamente dita pode causar cicatrizes permanentes e danos a pele.
A escolha não é entre danos na pela causados pelo Roacutan X pele perfeita. A escolha é entre tomar Roacutan que pode causar danos a minha pele ou ter cicatrizes e danos na pele causados pela própria acne.

qualquer tipo de remédio pode causar pelo menos algum stress oxidativo?

não

E você viu algum estudo ou algo sobre o Roacutan inibir a proliferação de células, mesmo depois que o tratamento for finalizado?

O fato do Roacutan ser uma cura definitiva pra muitas pessoas é a prova de que ele reduz proliferação celular mesmo depois que o tratamento termina. Uma das razões do aparecimento da acne é porque o sebo e a queratina que produzem as células, se multiplicam muito rapidamente.
Está implicito na sua pergunta que reduzir a proliferação das células é uma coisa ruim. Em alguns casos é ruim mesmo, mas em outros casos, você de fato precisa inibir a proliferação de células. Cancer é um exemplo. Cancer é uma forma de proliferação de células sem controle.

é verdade que o Roacutan destroy as moléculas que armazenam água no corpo?

Gente, as vezes esse alarmismo e medo passam dos limites. Esse é um exemplo. Se isso fosse verdade, então as pessoas que tomam Roacutan estariam todas morrendo de desidratação. Com milhões de prescrições e milhões de pessoas tomando o remédio, eu acho que alguém já teria percebido, né?!

Conclusão

Pra poder tomar uma decisão bem informado, você precisa ter acesso a fatos pertinentes. A galera de tratamento holístico natural provavelmente iria te convencer que tomar Roacutan é se envenenar. Isso é exatamente a distorção dos fatos pra criar o medo alarmista de que eu falei antes.

Roacutan é um medicamento poderoso e quase todo mundo que toma tem algum efeito colateral. Pra imensa maioria das pessoas, esses efeitos não vão passar de lábios rachados e pele seca. Mas tem alguns poucos com menos sorte, e estamos falando de 1 em 1000 ou 1 em 10.000 que vão ter efeitos colaterais piores. No entanto, até os efeitos colaterais mais graves tendem a se resolver quando o tratamento é interrompido. E tem aqueles que realmente não tem sorte nenhuma, são os mega azarados, que vão ter os efeitos colaterais graves e permanentes do Roacutan.

Qualquer medicação tem riscos e benefícios que devem ser levados em consideração. É você que vai decidir se vale a pena correr os riscos pra ter os benefícios que o Roacutan pode trazer.

Esse post foi traduzido daqui